RELATÓRIO DE REFRESCAMENTO DO SOFTWARE PX-AXIS DO SISTEMA COUNTRYSTAT REALIZADO EM ROMA/ITÁLIA, DE 26 À 29 DE ABRIL DE 2011

04/10/2012

Introdução

 

No âmbito do projecto CountrySTAT para os 17 Países da Àfrica Subsaharina sob os auspícios da FAO realizou-se no período em epígrafe, uma acção de refrescamento ou reciclagem para três membros do Secretariado Nacional do CountrySTAT Angola, em procedimentos aplicativos do software que municia a base de dados do sistema countrySTAT.

 

Sob indicação da Coordenação Geral do Projecto CountrySTAT em Roma e autorizados superiormente pela Direcção do MINADERP, beneficiaram da referida acção os seguintes técnicos: 

 

•1.     Domingos Manuel da Silva, Coordenador e ponto Focal do Projecto CountrySTAT Angola.

•2.     Armando Luis Faustudo, Administrador do Projecto CountrySTAT Angola.

•3.     Maira Victoria Catumbela, Administradora do Projecto CountrySTAT Angola

 

A formação foi ministrada pelos técnicos da Coordenação Geral do Projecto que prestam serviços na área das estatísticas, informática e tecnologia de informação, como se segue:

 

•1.     Angela Piersante, estatística.

•2.     Bacci Stefania, estatística.

•3.     Ricardo Fortuna, informática.

•4.     Carlos Palmer, informática

•5.     Fábio Mossilio, tecnologia de informação.

•6.     Carolina de Simone, tradutora de lingua.

 

A acessão  de abertura foi presidida pelo senhor Paul Ngoma Kimbtsa, Coordenador Geral do Projecto.

 

Na sua alocução desejou as boas vindas aos formandos e em seguida agradeceu os esforços que o Grupo Técnico de Trabalho do CountrySTAT Angola (GTT) em particular os membros do seu Secretáriado Nacional, levaram acabo para concretização do website CountrySTAT Angola com informações estatísticas relevante para a satisfação das necessidades dos principais utilizadores nacionais e estrangeiros deste importante instrumento para elaboração de projectos e programas que visam o desenvolvimento de qualquer nação. 

 

Ao terminar a sua alocução desejou à Direcção do MINADERP, ao Secretáriado Nacional e ao Grupo Técnico de Trabalho do CountrySTAT Angola maiores votos para a consolidação e continuidade do CountrySTAT Angola na segunda fase que terá seu início no dia 1 de Junho de 2011, com duração de quatro (4) anos. Aos particípantes desejou bom aproveitamento e empenho na padronização das temáticas a serem ministradas.

 

II. Objectivo da reciclagem 

 

O objectivo desta acção de formação foi para elevar o nível de conhecimento do pessoal que prestam serviços de administração do CountrySTAT Angola (analise, tratamento, carregamento e publicação dos dados no PX-Publisher), consignados essencialmente, na utilização de novas ferramentas desenvolvidas pela equipa técnica da Coordenação Geral do CountrySTAT em Roma e pelo pessoal técnico ligados ao FAOSTAT, isto é, para melhorar o funcionamento do sistema em referência.

 

 

 

II. Desenvolvimento das acções de formação (reciclagem)

 

As temáticas ministradas basearam-se em quatro pilares que fundamentam a estrutura da base de dados do CountrySTAT.

 

Primeiro: Modulo estatístico - Teve como objectivo harmonizar, padronizar e aplicação de mecanismo de controlo da qualidade das informações standardizadas nas matrizes do px-edit.  

 

Segundo: Modelo de Tecnológia de informação - teve como objectivo a introdução das tecnologias de informação e manuseamento da árvore de navegação e do usuário por meio  do px-publisher.

 

Terceiro: Análise de dados e carregamentos de tabelas usando o PX-Publisher - teve como objectivo a consistência estatística e análise de discrepância de dados entre as fontes oficias, assim como, aplicação dos mecanismos que levam  o carregamento das tabelas na pagina web.

 

Quarto: Administração do website - Teve como objectivo familiarizar os formados em procedimentos que levem a aprendizagem da administração dos links da barra de ferramentas do PC-Axis a partir do website.

 

 No modulo estatístico foi aprofundado os conhecimentos relativos a apresentação da estrutura dos dados em forma de cubo dentro do arquivo Excel,  a formatação dos títulos, das unidades de medidas e períodos de referência, assim como a apresentação da estrutura de 5 árquivos com diferentes dimensões e váriveis, e por ultimo, como associar a tabela com o código da matriz.

 

No modulo de tecnológia de informação, familiarizou-se com vários aspectos em que permite o administrador do countrySTAT melhorar o seu desempenho na disseminação das informações e dados a partir do PX-Publisher, tais como; os procedimento da publicação das tabelas ou links do countrySTAT, manuseamento da árvore de navegação, apresentação do ciclo completo da publicação dos dois módulos estatísticos (modulo básico e estatísticas locais), aplicação avançada do Px-Publisher para o ciclo de publicação.

 

No modulo de análise de dados e carregamento de tabelas usando o PX-Publisher reavaliou-se os dados que constam na base de dados FAOSTAT e CountrySTAT, analisando e comparando as discrepâncias existentes, em alguns casos, entre as duas bases, utilizando o sistema COMPSTAT PX-Publisher e carregamento de metadados e inserção dos metadados usando formulário PX-Publisher.

 

Neste capitulo,  as discrepâncias verificadas referiram-se na troca de dados de um ano para o outro ano, ou seja um dado correspondente a um determinado ano processado numa das bases (FAOSTAT ou CountrySTAT), por erro de digitação, aparecia  numa outra base processado num ano não correspondente, neste aspecto o enquadramento dos dados nas duas bases foi feita no periodo de formação porque carecia  do enquadramento dos dados em causa nos anos que os correspondem.

 

Por outro lado, a base do FAOSTAT continua apresentar estimativas (com dados elevados em algumas culturas) nas culturas que a muito deixaram de serem praticadas em Angola, tais como; sisal, cana-de-açúcar, girassol, algodão e trigo, etc. para este aspecto os membros do Secretariado Nacional presentes em Roma, sugeriram primeiramente submeter à Direcção do GEPE do MINADERP a lista completa das culturas em causa para eventualmente, serem retiradas da compilação de dados ainda em estimativas.

 

No módulo da administração do website os formandos adquiriram conhecimento de como actualizar ou carregar novos textos nos ícones da barra de ferramenta intitulados "sobre" e "indicadores chaves", e publicação de contactos e countrySTAT/noticias por intermédio do PX-Publisher.       

 

Duma forma geral, a estrutura do CountrySTAT actual comparativamente, com a anterior, registou modificações que permite aos administradores do CountrySTAT e outros usuários interessados neste tipo de informação  manusear com maior facilidade este software.

 

Terminadas as actividades, fez o encerramento do treinamento o senhor Paulo Ngoma kimbtsa, que agradeceu o grande empenho do secretariado nacional do CountrySTAT Angola, precedido com um almoço de confaternização com toda equipa de trabalho responsável pelo CountrySTAT Angola.

 

 Nos propusemos aqui apresentar dois (2) caminhos para manusear e aceder ao countrySTAT.

 

•1.     Manusear countrySTAT Angola "função única para os administradores do countrySTAT":  

 

•2.     --- www.countrystat.org/ago --- Autentic Administrador (canto  inferior do lado direito do ecran) --- na 1ª janela do LOGIN "o administrador digita o seu nome registado pelo sistema" --- na 2ª janela do LOGIN "o administrador digita o seu código registado pelo sistema" --- abre-se uma nova página apresentando vários ícones de navegação que permite o administrador desenhar e corrigir tabelas, digitar e modificar textos e posteriormente faz-se o carregamento e a publicação por intermédio do ícone PX-Publisher (website). 

 

 3.      Acessar countrySTAT Angola "função dos usuários interessados na informação estatística sobre agricultura e alimentação".

 

•3.1.         --- www.countrystat.org/ago --- a pagina do countrystat Angola é aberto e apresenta a "árvore de navegação" com dois (2) principais módulos de dados "módulo básico ou estatísticas nacionais" (que se refere apenas a dados do País ou dados nacionais) e o modulo de "estatísticas locais" (que se refere a dados apresentados por província), seleccionando um destes módulos em seguida a página apresenta os indicadores estatísticos correspondentes as tabelas já publicadas --- Ex: "quantidade de produção de culturas primárias" --- clicando neste indicador a pagina apresenta duas (2) janelas, a 1ª refere-se as culturas e a 2ª o período de tempo, nelas selecciona-se a ou as culturas e o ou os anos desejados --- posteriormente click no ícone "continuar" e em seguida aparece a tabela com os respectivos dados --- a barra de ferramenta que apareça em cima da tabela permite ao usuário criar gráficos, distribuir os dados geográficamente (mapeamento), transportar a tabela no Excel e Word, imprimir, etc. 

 

 III. Conclusão 

 

Pela satisfação apresentada pelos formadores e pelos formandos conclui-se o que se segue: 

 

•1.     Concluída a acção de formação e análises do CountrySTAT Angola, os prelectores do CountrySTAT e FAOSTAT concluíram que Angola apresenta informação estatística com consistência aceitável e credível. 

 

•2.     O CountrySTAT Angola saí com uma estrutura com informações de qualidade melhorada, destacando-se as estatísticas do sector agrícola (culturas primárias). 

 

 IV. Recomendações

 

A disseminação do countrySTAT a todos níveis das estruturas orgânicas do MINADERP, isto é, central e províncial, é uma exigência que se empõe para se ultrapassar a carência de informação estatística do sector da agricultura e alimentação.

 

Neste contexto, recomenda-se o seguinte:

 

1º Apresentação do CountrySTAT Angola em Luanda para os órgãos centrais do MINADERP e seus parceiros.

 

2º Apresentação do CountrySTAT Angola ao nível dos GEPE`s dos Governos Provinciais, das Direcções Provinciais da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, das províncias de Cabinda, Uige, Malanje, Kuanza Sul, Benguela, Huambo, Huila, Cunene e Namibe, onde as explorações agrícolas, pesqueiras e criadores de gado do tipo empresarial viriam a ser convidados. 

 

LUANDA AOS 09 DE MAIO DE 2011.

 

SUBSCREVEMO-NOS.

 

Domingos Silva

 

Armando Luís Faustudo

 

Maira Victoria Catumbela